postado em: 30/11/17 as 11:00, atualizado em: 01/12/17


Economia financeira proporciona a compra de equipamentos e investimentos em reforma e manutenção na sede social da Ameron


O ano de 2017 representou melhorias para as instalações da sede social da Ameron em Porto Velho, os investimentos vão de utensílios até a reforma de alguns ambientes que estavam degradados por conta dos fatores climáticos e ação de pragas. A compra de materiais e reforma de alguns ambientes se tornou possível com a economia de recursos financeiros derivados da redução de consumo de energia da sede social e contenção de outros gastos.

Os investimentos em manutenção na sede social deve se estender para 2018 com a previsão de melhorias na iluminação do campo de futebol e da quadra poliesportiva; troca de pisos e revestimentos e aquisição de novos equipamentos que serão utilizados nos serviços de atendimento aos associados. Confira a seguir os principais investimentos feitos ao longo do ano:


Horta

Em julho, foram instaladas as estufas na horta da Ameron, ocasião em que as madeiras utilizadas no arraial acabaram por serem reaproveitadas para a sustentação das telas. O reaproveitamento representou em economia média de R$700,00 (setecentos reais), além da sustentabilidade ao evitar a extração de novas madeiras.

A horta conta com o plantio de plantas medicinais, temperos, hortaliças e frutas. O espaço tem como proposta a atração contínua dos associados e a ornamentação do espaço torna o ambiente ainda mais colorido e gera mais economia para a Ameron. A ação tem sido acompanhada pelos diretores com a inspeção do preparo do solo, a fase da plantação e também a manutenção do espaço.

Algumas mudas foram obtidas pelo viveiro municipal, além da doação dos próprios associados, do Batalhão Ambiental e também da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Orquídeas, manjericão, alecrim, bolbo, coqueiro, alface e berinjela são algumas das espécies plantadas e que vão decorar o cenário da Ameron. Além de embelezar a paisagem, parte dos produtos será doada às entidades filantrópicas e outra parte da produção será aproveitada para o café da manhã e os eventos promovidos na Ameron.



Segurança

As câmeras do circuito interno de segurança foram redirecionadas para alcançar maior campo de visão e vigilância. O redirecionamento foi baseado nos artigos de segurança expedidos pela Polícia Judiciária que também orientou a equipe de manutenção da Ameron durante todo esse processo. Para aumentar ainda mais a segurança na sede campestre, algumas árvores foram removidas, elas estavam localizadas nas proximidades do playground e nos fundos da sede. Além de atrapalharem a visão das câmeras de segurança, essas árvores estavam proporcionando riscos aos associados, uma vez que servia de abrigo para pragas como cupins, maribondos e formigas, ocasionando danos para a jardinagem.

A política de reforço na segurança se estendeu às melhorias na iluminação de alguns ambientes com a instalação de dois novos refletores de LED com potência de 30 watts cada. Os refletores foram colocados na área da piscina e no playground. Esse tipo de iluminação proporciona em uma economia de energia elétrica de até 67% com relação às lâmpadas de mercúrio, sem afetar a qualidade de incidência da luz.

Manutenção da sede social

A área da piscina também foi contemplada com a aquisição de um novo freezer com capacidade de armazenamento de 309 litros. O novo equipamento gera economia de energia em torno de 25% com relação ao freezer antigo, que foi realocado para armazenar o estoque de frios do café da manhã da hotelaria.

A geladeira da cozinha do salão de festas não tinha mais peças de reposição por ser muito antiga, uma vez que foi adquirida há mais de dez anos e por isso apresentava vários defeitos, como a falta de ventilação. O equipamento também foi trocado e agora a cozinha do salão de festas da Ameron tem uma nova geladeira da marca Electrolux – uma das líderes de mercado nesse segmento – com capacidade de armazenamento de 462 litros e maior durabilidade.

Reformas e jardinagem

Ao longo desse ano, o pergolado da área da piscina foi todo reformado. O serviço contou com a fixação de madeira e materiais antigos trocados pelos novos. O pergolado que apresentava peças insustentáveis, mal colocadas e corroídas pelas condições climáticas e cupins agora está recuperado e com a pintura reforçada. Esse mesmo trabalho teve a mão de obra reaproveitada para recuperar os sete bancos e as quatro lixeiras feitos de madeira e adquiridos há dez anos. Essa reforma consistiu na substituição de algumas peças, além disso a estrutura que antes apresentava buracos e desbotamento na pintura passou pelo processo de reparação com aplicação de massa para diminuição das falhas apresentadas e reforço no acabamento.

Para finalizar o ano, a cozinha da Ameron recebeu novos utensílios como xícaras, talheres, bandeja de frutas e pães, copos de vidro e garrafa térmica de café para serem utilizados durante o café da manhã. A aquisição desses utensílios contou com a sugestão e orientação da associada Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima.

E por fim, a sede social conta agora com novo cortador de grama de motor 6 hp e recolhedor de gramado. O equipamento proporciona economia de consumo por uma hora/litro e tem desempenho mais vantajoso que o antigo reparador. A máquina antiga havia fundido o motor em setembro devido ao excesso de uso, uma vez que foi utilizada por mais de dez anos. O novo reparador de grama será usado em toda sede campestre com o acabamento feito pela roçadeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus