postado em: 12/06/18 as 11:55, atualizado em: 12/06/18


​Ameron lança Concurso de Redação em comemoração aos 35 anos



Em 2018, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) comemora o aniversário de 35 anos. A instituição foi instalada em 1983 em Rondônia quando passou a assumir o compromisso com a construção da cidadania, lutando pela melhoria da prestação da Justiça e defendendo as prerrogativas da magistratura rondoniense. Para compartilhar os festejos das bodas de coral, a diretoria da Associação decidiu incluir a sociedade e abre o primeiro concurso de redação com os alunos das escolas públicas de todo o estado.

Para o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, a participação da comunidade é fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito e o envolvimento dos jovens acerca das discussões que envolvem o Judiciário é preponderante para a fortificação das instituições democráticas do país. “Entendemos que os estudantes de hoje serão os profissionais do futuro, atuarão na medicina, no direito, na docência e em diversos outros campos laborais. A construção do país passa pelos jovens e os caminhos que levam a nossa nação para o desenvolvimento estão nas mãos deles. Esse concurso é um incentivo e vai premiar àqueles que estão em busca de informação, conhecimento e formação do senso crítico. A educação prima pela qualidade de ensino”, afirma o magistrado.

Para participar do concurso, o candidato deve baixar o formulário de redação, preencher todos os campos e redigir o texto nesse formulário. Em seguida deve encaminhar o formulário até o dia 15 de julho para o e-mail ameronro@gmail.com e aguardar o resultado. A redação será corrigida por uma comissão julgadora formada por um magistrado, um jornalista e um professor de língua portuguesa.

As redações devem seguir os critérios estabelecidos no edital que pode ser baixado no endereço eletrônico www.ameron.org.br e o tema proposto é “A atuação da Justiça como guardiã dos Direitos e na Defesa da Cidadania”. Ao todo serão três categorias avaliadas: Redação I (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos), Redação II (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA seriado - do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) e Escola (os estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do Concurso).

Nas Categorias Redação I e Redação II, os vencedores em primeiro lugar receberão um notebook, totalizando um ganhador em cada categoria. Os segundos lugares receberão um tablet cada um. Os professores cujos alunos foram vencedores na sua categoria, receberão um notebook cada um. Os professores das escolas que orientaram as redações dos alunos vencedores de todas as categorias, e os segundo e terceiros colocados serão agraciados com um certificado de honra ao mérito. Em todas as categorias, os autores das redações classificadas em segundo e terceiro lugares receberão um Certificado de reconhecimento do mérito e uma medalha de honra.

Na Categoria-Escola, serão premiados os três estabelecimentos de ensino da Rede Pública que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar com um projetor cada um. O critério avaliado será pela escola que tiver maior quantidade de aluno entre os 50 estudantes mais bem posicionados na classificação geral.

Serão desclassificadas pela comissão julgadora as redações: impressas; ilegíveis; plagiadas; originárias de outros concursos de Redação. A média será calculada em cima do somatório das notas atribuídas por cada membro da comissão julgadora.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 32229-1736/3229-1371/3217-1398

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus