postado em: 27/08/18 as 10:36, atualizado em: 27/08/18


TRE apresenta exposição na Ulbra sobre a luta pelo voto feminino

A exposição é itinerante e ficará na faculdade Ulbra até o dia 31 de agosto


Este ano o Brasil comemora 86 anos da conquista do voto feminino, a partir da instituição do primeiro Código Eleitoral, em 1932. Para homenagear as mulheres que fizeram e que fazem parte dessa conquista -- reivindicando por mais direitos na esfera pública do país, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) apresenta a exposição itinerante denominada: "86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder". A primeira instituição de ensino superior a receber a mostra é a Ulbra Porto Velho.

Em 2018 comemora-se 86 anos desde que a mulher conquistou o direito de votar e de ser votada no Brasil. A luta pelo voto feminino e pela participação das mulheres na política, apesar de antiga (data de meados do século XIX), ainda está longe de acabar. Hoje, no mundo inteiro, é ínfima a representatividade feminina nos cargos eletivos. O Brasil ainda mantém sua posição entre os países mais conservadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, reconhecendo a legitimidade dessa luta, apresenta a exposição 86 Anos do Voto Feminino no Brasil e a Mulher nos Espaços de Poder, cumprindo o papel de homenagear as mulheres e, ao mesmo tempo, reforça a urgência do atendimento às demandas pela igualdade de gênero. Para que essa tarefa da disseminação de informações acerca do voto feminino seja cumprida, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO) ficou responsável por acompanhar a transportação dos totens no corrente ano.

A exposição multimídia oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecer a evolução do direito da mulher brasileira à plena cidadania. Quanto à acessibilidade, cada Qr Code, no alto e, à direita dos painéis, linka diretamente o visitante às fontes informativas, bastando para tanto um celular e um app de leitura para Qr Codes.

A mostra faz o devido registro da influência internacional das sufragistas, para, em seguida, salientar alguns dos marcos da história nacional relativos à luta pelo direito das brasileiras de dar e receber votos, destacando, ainda, algumas das mulheres que se sobressaíram na trajetória das eleições brasileiras. Reúne, por fim, documentos, dados e imagens que dialogam com o tema do voto feminino.

A parceria permitiu contemplar a programação do mês denominado Agosto Cultural na institução de ensino, momento no qual são oferecidas diversas atividades aos acadêmicos da Ulbra.

Fonte: Assessoria de Comunicação - TRE/RO

comments powered by Disqus