postado em: 20/03/19 as 12:30, atualizado em: 20/03/19


​Seminário “Mulheres na Atualidade: conquistas e desafios” repercute na mídia local


Promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), em comemoração ao Mês da Mulher, o Seminário “Mulheres na Atualidade: conquistas e desafios” contou com a participação especial da atriz da HBO, Aline Jones. O evento abordou sobre vários temas ligadas aos direitos das mulheres, entre eles, a conquista de espaço profissional e violência doméstica e sexual.

“No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Vários são os casos de assédio sexual, inclusive, o carnaval que acaba de acontecer teve uma boa notícia: foi a primeira vez em que a importunação em desfavor das mulheres foi tratada como crime. Ou seja, o Poder Judiciário, com o apoio de melhorias na legislação, atua com protagonismo para coibir essa prática nefasta e o nosso seminário também é uma iniciativa que tem como intuito discutir os direitos das mulheres para mudarmos essa situação”, enfatiza o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

Para a diretora de Comunicação Social da Ameron, Euma Mendonça Tourinho, as temáticas abordadas durante o seminário retratam a realidade vivida por milhões de mulheres na sociedade contemporânea e trazer esses assuntos para a discussão com a comunidade é essencial para aproximação da Justiça e os cidadãos. “Há o aspecto histórico que são os desafios que enfrentamos no dia a dia, não sob uma óptica simplista que é aquela de tarefas multinaturais como filhos, casa, trabalho e etc. Não é só questão de gênero e nem gostamos dessa abordagem simplista. Nós queremos estar na função, e ao longo da carreira, em razão do preparo e da capacidade técnica, queremos ter as mesmas oportunidades ”, analisa a magistrada.

A diretora de apoio às mulheres magistradas da Ameron, Silvana Maria de Freitas, enalteceu o crescimento da participação feminina na composição do Judiciário. “Quando tomei posse há 18 anos, eram 12 aprovados na minha turma e apenas duas mulheres. De dez anos para cá isso mudou, hoje os concursos aprovam mais mulheres. Eu digo como mulher que devemos chegar com mais respeito nesse ambiente predominantemente masculino porque chegamos em condições iguais através do concurso. Não precisamos competir, nós precisamos somar”, destaca a magistrada.

A vice-presidente da Ameron, Inês Moreira da Costa, foi uma das palestrantes do evento. A magistrada falou sobre “Mulheres ao longo da história: o espaço profissional conquistado”, na ocasião apresentou informações e estatísticas sobre a inserção da mulher no Poder Judiciário. “No Brasil, 38% dos magistrados são mulheres, enquanto em Rondônia esse percentual é de apenas 30%, e o maior número de magistradas está na entrância inicial, são juízas substitutas e juízas de 1ª entrância. Apresentei o papel profissional das mulheres ao longo da história e do longo caminho que já percorremos na luta e conquistas de alguns direitos, porém a realidade ainda demonstra que a igualdade de tarefas está distante”, ressalta. A temática “Mulheres visíveis”, conduzida pela promotora de justiça Tânia Garcia Santiago, trouxe dados referentes a violência doméstica em Rondônia.

E por fim, pela primeira vez em Porto Velho, a atriz Aline Jones - que interpreta a personagem Mia da Série “O Negócio”, produzido pela HBO - falou sobre “A violência sexual contra a mulher como ato de consumir um corpo coisificado”. “Eu falo um pouco sobre a minha relação com a imagem, pois desde pequena quis ser atriz e de alguma maneira estou envolvida com essa ideia de que o corpo da mulher é objetificado e visto como uma ‘coisa’ ou imagem que precisa ser construída”, destaca a atriz gaúcha. “Como o próprio seminário diz, nós temos muitas conquistas e aqui na Ameron só vejo mulheres fortes. Em pouco tempo de convivência já senti que as mulheres estão ocupando esse espaço, mas também creio que tem desafios pela frente no sentido de que a gente precisa pensar em outros mecanismos de luta que não sejam sempre de ataque”, completa.

O Seminário “Mulheres na Atualidade: conquistas e desafios”, foi transmitido ao vivo pelo canal do TJRO no Youtube e pelas redes sociais da Ameron. O evento contou também com a cobertura jornalística de todas as emissoras de televisão local.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus