postado em: 04/06/19 as 10:00, atualizado em: 04/06/19


Desembargador do TJRO recebe o título de honra de Cidadão Honorífico de Rondônia



Natural de Santos, interior de São Paulo, mas radicado há 34 anos em Rondônia, o desembargador Gilberto Barbosa recebeu o título de honra de Cidadão Honorífico de Rondônia. A certificação foi validada em sessão solene, ocorrida na quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, após aprovação de decreto lei de autoria do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Laerte Gomes.

Durante a solenidade, o magistrado foi surpreendido com depoimentos gravados pelas três irmãs Maria dos Santos, Creusa Santos, Terezinha Santos e pelo sobrinho Márcio Alves. Na ocasião, os familiares lembraram de histórias marcantes durante a infância, os ensinamentos morais e destacaram a coragem e a determinação que acompanharam a caminhada do desembargador Gilberto Barbosa até o ingresso na carreira da magistratura.

O Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Aluído Oliveira Leite, destacou toda a trajetória jurídica do magistrado até chegar na composição do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. O magistrado ingressou na carreira como membro da Corte através do quinto constitucional, por meio da indicação do Colegiado do Ministério Público e nomeado em 2011 pelo então governador de Rondônia, Confúcio Moura. O desembargador Gilberto Barbosa ainda atuou por 27 anos, em promotorias de justiça em Ariquemes e Porto Velho e como Procurador Geral de Justiça. “As características de magistrado, Vossa Excelência tem. O senhor desempenha com denudo a sua atribuição e tenho certeza que o Tribunal de Justiça de Rondônia ganhou com a sua presença. Essas quatro características: escutar, responder, ponderar e decidir imparcialmente, Vossa Excelência tem essas qualidades e pode ter certeza que o Ministério Público se sente muito honrado em tê-lo como representante pelo quinto constitucional”, discursou o procurador.

Em tom poético, o desembargador Gilberto Barbosa, aproveitou o momento para fazer uma autoanálise da vida pessoal e da carreira. “Essa avaliação micro da minha vida me permite ter consciência que nesses 34 anos de caminhada por estas paragens, construí pontes, queimei outras. Acertei e errei muitas vezes, auxiliei a construir concórdias e participei de discordâncias, mas o que a mim importa é ter a consciência que as pontes e as concórdias sobreviveram e que os erros e as discordâncias ficaram do outro lado das pontes queimadas. Esse momento de reflexão me faz agradecer pela caminhada que me trouxe até essa terra que viu a audácia de homens que há séculos cortaram uma ferrovia na selva”, declarou o magistrado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado estadual Laerte Gomes, ressaltou que são momentos como esse em que o Poder Legislativo cumpre com uma das suas atribuições que é reconhecer as personalidades e autoridades que efetivamente tenham contribuído para o bem-estar da comunidade e que prestam relevantes serviços ao Estado de Rondônia. “Um dos gestos de maior grandeza é o ato ou efeito de reconhecer. Antes de ser um gesto singelo de agradecimento, o reconhecimento é um direito ao registro na história dessa comunidade dos atos e efeitos distinguidos para essas honrarias”, destacou o parlamentar, “o desembargador Gilberto fez e faz história. É detentor de uma carreira brilhante no serviço público e iniciada ainda no final do ano de 1984 quando tomou posse como promotor de justiça de 3ª Entrância em Ariquemes, ao longo dos tempos galgou inúmeros cargos, (...) se tornou renomado professor e fundador da Escola Superior do Ministério Público”, completou o deputado propositor da homenagem.

Ainda participaram da sessão solene, o vice-governador de Rondônia, José Jordan; os ex-governadores de Rondônia, Daniel Pereira e José de Abreu Bianco; os deputados estaduais Chiquinho da Emater e Cássia da Muleta e a juíza auxiliar da presidência do TJRO, Silvana Maria de Freitas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ameron

comments powered by Disqus