Acompanhada por uma comitiva de magistrados de diversos Tribunais de Justiça do Brasil, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, visitou na última quarta-feira (12), as instalações do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília-DF.
A magistrada rondoniense foi recepcionada pelo ministro do STJ, Humberto Martins, que durante cerca de 4 horas tratou de assuntos de interesse da magistratura nacional.Na oportunidade, várias magistradas apresentaram-se com a camisa da Campanha “Sinal Vermelho” que visa conscientizar a população sobre as consequências da violência doméstica no ambiente familiar e indicar meios para denunciar a ocorrência de crimes dessa natureza.
Lançada em junho do ano passado, a Campanha “Sinal Vermelho contra a violência doméstica” conseguiu envolver mais de dez mil farmácias de todo país, com o objetivo de acolher e motivar as mulheres vítimas de agressões a prestarem queixas na polícia. Na ocasião, a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, manifestou preocupações sobre o aumento nos registros de violência durante a pandemia e a exposição de crianças às cenas de violência dentro do próprio lar.
Em Rondônia, a mobilização ocorreu em março, no Shopping Center de Porto Velho, com a exposição de fotografias de mulheres maquiadas como se fossem vítimas de agressões. A ação chamou a atenção da sociedade rondoniense durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e repercutiu nacionalmente através dos canais de comunicação da AMB e pelas redes sociais da Ameron.
A reunião com o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, contou ainda com a participação da presidente da AMB, juíza Renata Gil e da juíza rondoniense Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres que, atualmente, é auxiliar da presidência no respectivo tribunal.