O juiz de direito, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, foi empossado como membro titular da corte eleitoral de Rondônia, na última terça-feira (8). A solenidade, que aconteceu em sessão solene híbrida, foi presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), Paulo Kiyochi Mori. A ocasião também marcou a despedida do juiz Francisco Borges Ferreira Neto.
O magistrado fica no Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE-RO) até 2024 e participará dos julgamentos das eleições gerais previstas para o ano de 2022.
Durante a solenidade, o magistrado assinou o termo de posse, prestou o compromisso de bem e fielmente desempenhar suas funções na magistratura eleitoral de Rondônia, durante o exercício do cargo para o qual foi nomeado.
Na ocasião, Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, disse que o papel da justiça eleitoral é garantir que a movimentação eleitoral seja honesta, leal e transparente, como um jogo.
“Não temos compromisso em ser protagonista ou de ser repressor. Nós só temos compromisso de fazer com que as regras do jogo sejam respeitadas”, pontuou o magistrado. A indicação do magistrado para o TER-RO partiu do TJRO.
A presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), Euma Mendonça Tourinho, parabeniza o juiz pela nova fase. “A Justiça eleitoral é o baluarte de uma sociedade justa, pois garante que não haja irregularidades no momento decisivo de empossar representantes do povo. Desejo ao magistrado uma boa jornada”, desejou a magistrada.
Assessoria de Comunicação da Ameron com informações do TRE-RO