Presidente da Ameron participa na CBN de debate sobre baixa procura por emissão de título eleitoral entre jovens de Rondônia

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, participou, na segunda-feira (28), do programa Audiência Pública da Rádio CBN. Na ocasião tratou sobre a baixa procura para emissão de título eleitoral de jovens em Rondônia. O programa apresentado pela jornalista Débora Moutinho também contou com a participação do especialista em política e colunista da emissora, advogado Demétrio Justo.

CLIQUE AQUI E OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Na abertura do programa foram apresentados dados sobre Rondônia, que aparece como o segundo estado com menor quantidade de jovens, entre 15 e 18 anos, que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título durante a ‘Semana do Jovem Eleitor’, que aconteceu 14 e 18 de março. O Número representa 0,4% da população dessa faixa etária no estado.

“É preocupante, principalmente sob o ponto de vista de interesse quanto ao futuro da nação. Quando você pensa que um jovem não se mobiliza, porque ele acha que o voto dele não é importante; eu já ouvi: ‘porque é só um voto’, por exemplo. Me parece algo impossível de sustentar. Toda eleição é feita pelo conjunto de votos. Todo voto é importante. Ter Rondônia numa posição tão ruim me causa tristeza”, ressaltou Euma Tourinho.

A presidente da Ameron lembrou que a Justiça Eleitoral já realiza há anos campanhas para incentivar votação para menores de 18 anos. “O incentivo ao jovem eleitor sempre foi tema de campanhas da Justiça Eleitoral, inclusive nos tribunais regionais eleitorais e aqui em Rondônia temos um motivo a mais para nos orgulhar, pois temos a Patrulha Eleitoral desde 2010. Há doze anos que essa patrulha vem funcionando e dá formação para o jovem sobre política e cidadania”, comentou.

“Os jovens precisam ser conscientizados, mas, como o voto não é obrigatório, e não tem penalidade como tem para os adultos, acaba que se eles não forem mobilizados, por um movimento coletivo mesmo, a maioria não participa e isso é lamentável”, disse a presidente.

O prazo para regularização ou emissão do título de eleitor vai até o dia 4 de maio. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net. O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá, nos estados e nacionalmente, em 30 de outubro, último domingo do mês.

Associação dos magistrados do Estado de Rondônia – AMERON

É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça

Links Rápidos

Endereço

Estrada do Santo Antônio nº 3603 km 03 Bairro: Triângulo
CEP: 78916-610 | Porto Velho-RO

Fone(s): (69) 32291736 | (69) 3217-1398
Fax: (69) 3229-1371

ameronro@gmail.com
ameronimprensa@gmail.com

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades

× Fale conosco