Professor falecido Vitor Hugo também foi homenageado postumamente pelo ano do centenário de seu nascimento
A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho, participou, na sexta-feira (10), da sessão solene para entrega de Medalha do Mérito Legislativo ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva e ao professor Vitor Hugo, “in memoriam”, pelo ano do centenário de seu nascimento. O deputado Alan Queiroz, que presidiu a solenidade, explicou que a homenagem ao conselheiro Edilson Silva foi feita devido a pedidos de diversos servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO).
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Marcos Alaor Diniz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), desembargador Paulo Kiyochi Mori; e o desembargador decano Roosevelt Queiroz também estiveram na sessão solene, com fala dirigida ao homenageado. Os Desembargadores José Jorge, Raduan Miguel, Alexandre Miguel, Antônio Robles, e os auxiliares da Presidência e Corregedoria Ilisir Bueno Rodrigues e Jhonny Clemes completaram a lista de magistrados presentes na homenagem.
A Medalha do Mérito Legislativo foi entregue à viúva do professor Vítor Hugo, Auxiliadora Lobato, que estava acompanhada pelos filhos Celso Henrique, Vitor Hugo Júnior e Carlos Henrique, e pela sobrinha Maria da Gloria. Depois, a honraria foi entregue ao conselheiro Edilson Silva.
“Tenho visto homenagens a pessoas que chegaram ontem, por isso, alegro-me quando vejo o reconhecimento a pessoas que colaboraram com a história de Rondônia. O conselheiro Edilson Silva é um gestor nato e visionário como poucos, e o professor Vitor Hugo realizou um grande trabalho para o nosso estado por meiose da educação”, ressaltou Euma Tourinho.
O desembargador Marcos Alaor Diniz saudou a memória do professor Vitor Hugo. “Sou oriundo do seminário. Todos nós devemos algo aos educadores. Os professores hoje não vão às escolas pelo que recebem e sim pelo amor que têm, pelo que plantam para o futuro desta nação. Vitor Hugo acreditou no futuro e nos deu um legado imenso”.
Marcos Alaor Diniz disse ainda que falar do conselheiro Edilson é falar de uma pessoa trabalhadora, exemplo para todos os que mexem com Administração Pública. “Para quem veio de onde nós viemos, sem educação e sem exemplo, não teríamos chegado aqui nunca, portanto, justíssima a homenagem ao professor Vitor Hugo no centenário do seu nascimento e ao conselheiro Edilson, que honra a todos”, destacou.
Paulo Kiyochi Mori assegurou que as homenagens são justas. Ele lembrou que presidiu o TJRO quando iniciou a pandemia e o conselheiro Edilson Silva, em reuniões constantes, trabalhou para agregar todos os Poderes. “Da mesma forma reconheço o trabalho do professor Vitor Hugo, que merece essa homenagem”, destacou o presidente do TRE.
O desembargador Roosevelt Queiroz disse que em julho de 1982, quando chegou em Rondônia para tomar posse na Justiça, chamou-lhe a atenção a obra do professor Vitor Hugo. “Escrevi diversos artigos para jornais, quando era do Juizado de Pequenas Causas e fui citado diversas vezes por Vitor Hugo no seu terceiro volume”, acrescentou. O magistrado também explicou que, quando presidiu o Tribunal de Justiça, fez diversas parcerias com o Tribunal de Contas, com participação do conselheiro Edilson Silva.
Emocionado, Edilson Silva agradeceu a homenagem recebida. “Sou tomado de profunda emoção neste momento e gratidão. Ser grato é ser grato a Deus pelo dom da vida. Ser grato a Deus é ter vida, ter família e ter amigos. É ter a honra de servir e não ser servido. Esse é um ensinamento que trago comigo de berço. E nome de Deus, agradeço a todos os deputados que votaram favorável a essa homenagem ao meu nome”, gratificou citando as demais autoridades presentes incluindo os membros do Judiciário de Rondônia.
Veja vídeos dos discursos: