Associação também atua em prol da sociedade e do Estado Democrático de Direito
A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) completa 39 anos neste sábado, 18 de junho. São quase quatro décadas de atuação em defesa e pelo fortalecimento da magistratura do estado.
Ao longo dos anos, a entidade passou por várias mudanças, acompanhando os avanços tecnológicos. O trabalho de comunicação social foi intensificado, com o intuito de aproximar a magistratura rondoniense da população. “A toga usada pelo juiz representa o sacerdócio. Um magistrado dedica sua vida à Justiça, mas por trás do profissional, tem um ser humano, que abnegou de muita coisa para servir à sociedade”, salienta a presidente da Ameron, Euma Tourinho.
“Tenho muito orgulho e sinto-me honrada em fazer parte da Ameron. A nossa associação atua, não somente em defesa da magistratura, mas também em defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito”, ressalta Euma, primeira mulher eleita presidente da entidade.
Além da atuação em prol da magistratura, a Ameron também realiza e participa de campanhas sociais. Recentemente, a associação foi uma das criadoras e responsáveis pela campanha SOS Rondônia, que arrecadou toneladas de alimentos e material de limpeza, além de doações em dinheiro, para a população mais afetada pela crise gerada pela pandemia de Covid-19, de norte a sul do estado.
Em outra atuação em prol da sociedade, lançou a campanha “Quando Uma Mulher é Agredida, Toda a Sociedade Sofre”, promovida em março de 2021. A ação contou com orientações sobre violência contra a mulher. Além disso, uma impactante exposição no Porto Velho Shopping também tratou sobre a temática. As fotos utilizadas contaram com apoio de influenciadoras digitais. A ação foi um dos incentivos para a aprovação do Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho no âmbito estadual, a lei passou pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) e foi sancionada pelo Governo do Estado em maio de 2021.
A entidade também faz um trabalho de informação por meio de suas redes sociais, com artes gráficas contendo dispositivos legais sobre direitos e deveres da sociedade civil.
“Nesses 39 anos da criação da Ameron, a magistratura de Rondônia apresentou uma das melhores justiças do país, premiada por mais de uma vez, com o selo máximo do Justiça em Números: o Diamante. Isso mostra o quanto os magistrados são devotados e dedicados à jurisdição. A Ameron faz parte dessa história e se compromete a defender e proteger seus juízes, fortalecer a magistratura, os direitos e prerrogativas dos magistrados e lutar para que essa honrosa carreira, cujo sacerdócio é incomensurável, tenha sempre o valor merecido, à altura de seus membros”, diz Euma Tourinho.