Os desembargadores Sansão Saldanha, Walter Waltenberg da Silva Júnior, Paulo Kiyochi Mori, José Jorge Ribeiro da Luz e Valdeci Castellar Citon agora estão eternizados na galeria de ex-presidentes e ex-corregedores, localizada no hall do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). A cerimônia de afixação das fotografias ocorreu na última segunda-feira (3) e contou com a presença de magistrados, familiares e servidores do Judiciário, principalmente, daqueles servidores que ainda estão em atividade desde a criação da instituição em 1982.
O destaque foi a homenagem póstuma ao desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior, pois, presidiu a Corte no biênio 2017-2018 e se tornara uma das vítimas fatais da Covid-19. O ex-presidente do TJRO foi representado pela viúva, Sílvia Rufino, que durante apresentação de um vídeo especial relatou as características e os atributos do marido quando gestor deste Poder.
Para a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, eventos desta natureza valorizam a história da magistratura rondoniense. “São magistrados que fizeram história no nosso Judiciário, contribuíram ou ainda cooperam na construção de uma Justiça sólida, forte, pujante e independente. Parabéns aos colegas por fazerem parte desta trajetória de sucesso e com as missões cumpridas”, afirma a magistrada.
Na galeria de ex-presidentes foram afixadas as fotografias dos desembargadores Sansão Saldanha, Walter Waltenberg da Silva Júnior e Paulo Kiyochi Mori. Por outro lado, a galeria de ex-corregedores teve acrescentada as fotografias dos desembargadores José Jorge Ribeiro da Luz e Valdeci Castellar Citon.