Com o objetivo de promover o conhecimento e o debate sobre a formação de magistrados com um olhar voltado para as especificidades da Educação Judicial da Amazônia, o “I Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia”, foi promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O evento aconteceu na sede da instituição, em Porto Velho-RO, no período entre os dias 24 e 25 de novembro, ao tratar sobre a temática “Educação Judicial na Amazônia: Caminhos e Perspectivas”.
O evento contou com a participação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell Marques, quando falou sobre a Agenda 2030 e o novo perfil de formação judicial. Ao todo foram seis painéis discutidos durante o encontro, com destaque para o painel 3 que tratou sobre “O papel das Escolas da Magistratura na Formação Ética dos Magistrados: desafios para a construção de uma agenda”, tendo como painelista, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. Outro destaque foi o painel 4 que abordou o tema “Pontes Digitais: a Educação a Distância conectando a Amazônia. Peculiaridades regionais”, ministrado pelo desembargador do TJRO, Alexandre Miguel.
Além de magistrados de Rondônia, a primeira edição do Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia contou com a participação de magistrados dos estados da região Norte e de Minas Gerais. O evento surgiu com a proposta de analisar as necessidades locais e regionais, além da importância de oferecer uma formação humanística, cultural e crítico-valorativo, para atuar e atender as necessidades da região amazônica em sua expressiva diversidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento humano com o uso racional dos recursos naturais, levando em consideração a sustentabilidade do homem com a natureza.