CNJ destaca ações do Poder Judiciário de Rondônia da Semana da Paz em Casa

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) foi destaque pela Agência CNJ de Notícias com as ações desenvolvidas pela Semana da Paz em Casa. A mobilização dos juízes na área de violência doméstica para o agendamento de audiências e julgamentos, além das ações preventivas, chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, “este destaque é fruto do reconhecimento dos esforços de magistrados e servidores comprometidos em buscar resolutividades para uma mazela social que perdura há décadas e silencia as mulheres da Amazônia”, observa a magistrada.

Na comarca de Alta Floresta do Oeste, no interior de Rondônia, estudantes de escolas rurais protagonizaram o julgamento da personagem Capitu, do livro Dom Casmurro, de autoria do escritor Machado de Assis. Na ocasião, os estudantes utilizaram o Tribunal do Júri do Fórum para desenvolver a encenação, como parte do projeto de leitura das escolas e a discussão de gênero.

Na comarca de Porto Velho, os Juizados Especializados em violência doméstica promoveu a discussão do filme Vidas Partidas, direcionada ao grupo de reflexão de homens que fazem parte do projeto Abraço. Esta ação tem como proposta o desenvolvimento de uma terapia obrigatória aos homens condenados em processos do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como uma solução mais efetiva para os casos de agressão. O projeto existe há mais de dez anos em Rondônia.

A Semana da Paz em Casa é uma campanha que consiste em promover uma mobilização nacional pela resolução de casos de violência doméstica e representa um esforço concentrado ao longo de três semanas por ano. A primeira semana ocorre no mês de março, quando comemora-se o Dia Internacional da Mulher, a segunda ocorre em agosto, em alusão ao aniversário de sanção da Lei Maria da Penha. E, por fim, a terceira semana, acontece em novembro, em referência ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Associação dos magistrados do Estado de Rondônia – AMERON

É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça

Links Rápidos

Endereço

Estrada do Santo Antônio nº 3603 km 03 Bairro: Triângulo
CEP: 78916-610 | Porto Velho-RO

Fone(s): (69) 32291736 | (69) 3217-1398
Fax: (69) 3229-1371

ameronro@gmail.com
ameronimprensa@gmail.com

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades

× Fale conosco