O Simpósio Jurídico de Aracaju reuniu diversas autoridades dos três Poderes da República, profissionais do Direito, personalidades públicas e especialistas para discutir os desafios do Estado Pós-Moderno. Destaca-se a participação da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Juíza Euma Tourinho e do Desembargador Alexandre Miguel. Ambos, além do deputado Cirone Deiró, puderam palestrar no Simpósio que aconteceu entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro.
O evento teve lugar no Centro de Convenções do Hotel Vidam de Aracaju e contou com vários palestrantes de destaque de renome nacional, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Messod Azulay, senadores, deputados federais, estaduais , vereadores, magistrados , promotores , advogados , demais operadores do direito, a ativista Luzia Brunet e estudantes .
Os debates se concentraram em três temas principais:
O Estado: As transformações jurídicas e institucionais enfrentadas pelo Estado em meio aos desafios da pós-modernidade, incluindo questões relacionadas à soberania, regulação e estrutura institucional.
Os Direitos: Novos desafios surgem, como a diversidade e o pluralismo, o aumento das desigualdades e os conflitos entre a liberdade de expressão e discursos de ódio.
Tecnologia: As tecnologias disruptivas, a violação de dados pessoais, a inteligência artificial e os ataques cibernéticos estão exigindo a evolução do direito para lidar com esses desafios em constante evolução.
A Ameron parabeniza o Instituto Silva Neto pelo evento.