Na mesa, estiveram presentes o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron); o gerente operacional do Sicoob-Norte, Valdir Rothermel; o diretor de cultura do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia, Jefferson Ryan; e a acadêmica do curso de jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, Juliana Garcez.
O Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação inclui quatro categorias: audiovisual (reportagens em vídeo ou áudio em TV, rádio, redes sociais e plataformas), escrita e multimídia (matérias em jornais impressos, revistas, sites ou blogs com características de webjornalismo), novas mídias e redes digitais (conteúdos jornalísticos em plataformas digitais) e uma categoria acadêmica para trabalhos interdisciplinares entre Direito e Comunicação, aberta a acadêmicos de jornalismo e direito.
Durante sua participação, a juíza Euma Tourinho parabenizou o presidente do TJRO pela iniciativa, destacando a importância de estimular as pessoas a conhecerem mais sobre o judiciário. “Parabenizo o presidente do TJRO, que sempre prestigiou a liberdade e a informação. Espero que este prêmio incentive as pessoas a conhecerem mais o judiciário e o trabalho dos juízes, algo que meu avô fazia ao destacar a importância da justiça. Sucesso aos acadêmicos de direito e estudantes de jornalismo”, disse.
No evento, também foi divulgado o regulamento e os prêmios do concurso, além de ter sido anunciado o período de inscrições para os trabalhos, que se estenderá até 30 de outubro. A análise dos trabalhos será realizada por uma comissão julgadora, e os resultados serão divulgados em novembro.