
Os magistrados Míria do Nascimento Souza e Muhammad Hijazi Zaglout, ambos integrantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) em sessão solene realizada na última quarta-feira (9), em celebração ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. A solenidade foi conduzida pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) e prestou homenagem a 115 pessoas engajadas na defesa e promoção da igualdade racial no estado.
Além dos magistrados, também foram agraciados os servidores do TJRO Elivânia Lima, Jussara Valente Secco, Débora Honorato e Jefferson Raposo. A cerimônia destacou o papel de lideranças que atuam em diferentes frentes na construção de uma sociedade mais justa, incluindo ativistas, professores, representantes de movimentos sociais, defensores públicos e líderes religiosos. A iniciativa atendeu à solicitação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).
A juíza Míria do Nascimento Souza compôs a mesa de honra e falou em nome dos homenageados do Judiciário, reforçando o compromisso do TJRO com as políticas de equidade. Em sua fala, ela destacou a Resolução 256/2022, que instituiu a reserva de 50% das vagas em cargos comissionados e funções gratificadas para pessoas negras.
“Nosso tribunal é pioneiro e referência para todo o país nesse sentido”, afirmou a magistrada.
A Ameron parabeniza os homenageados e reforça seu compromisso com o fortalecimento de políticas de inclusão e respeito à diversidade em todas as esferas da magistratura.