
Como parte da campanha ‘Quando Uma Mulher é Agredida, Toda a Sociedade Sofre’, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), em parceria com o Porto Velho Shopping implantou, no térreo do maior centro comercial da capital rondoniense, a Central de Atendimento à Mulher. A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os efeitos da violência doméstica.
De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, no período entre fevereiro à dezembro de 2020 foram registrados 5.859 novos casos de violência doméstica. Neste mesmo período, o Poder Judiciário julgou 3.262 ações.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre março e maio do ano passado – intervalo de tempo caracterizado pelo auge do isolamento social – apontam crescimento da taxa de feminicídio em 22,2% nos 12 Estados em que o levantamento foi feito.
Segundo o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas, vítima da violência.Até outubro de 2020, foram 120 mil casos de lesão corporal decorrente de agressão doméstica. É como se a cada dois minutos uma mulher fosse vítima de qualquer tipo de violência doméstica, seja verbal, física, sexual, moral ou psicológica no país.
Em Rondônia, o Porto Velho Shopping cedeu uma sala no primeiro piso, ao lado da Praça da entrada principal, para a realização de uma exposição de fotos com as participantes maquiadas como vítimas de violência, além de informações sobre essa prática criminosa. O local ainda vai funcionar como Central de Atendimento à Mulher, com orientações realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, acerca de como proceder para fazer uma denúncia, rede de proteção à mulher, entre outros assuntos ligados à problemática. A exposição estará aberta ao público até o dia 31 de março.


