Euma Tourinho participa da cerimônia de posse da nova diretoria da AMC

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em cerimônia realizada no formato virtual em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A solenidade, ocorrida na sexta-feira (12), marcou a despedida da primeira presidente mulher da história da AMC em 60 anos da história da instituição.

Ao despedir-se do cargo de presidente, a juíza Jussara Schittler dos Santos Wanscheer fez uma relação entre o contexto sócio-histórico que o país atravessa no que consiste a uma crise sanitária e humanitária em razão da propagação da COVID-19 com o cenário que o país vivenciou há três anos quando o país atravessava uma crise econômica, política, social e ética. Foi justamente há três anos que a magistrada tornou-se a primeira magistrada a presidir a AMC em seis décadas de existência da instituição. “Nunca a magistratura foi tão demandada, mas ao tempo em que a sociedade nos bateu a porta e nos cobrou eficiência e qualificação, por outro vivemos frequentes tentativas de intimidação que nos exigiram o posicionamento e ação. Nós mantivemos o forte compromisso com a defesa do livre arbítrio da magistratura como fator fundamental da efetividade da prestação jurisdicional. Foram três anos de defesa intransigente de nossas garantias e prerrogativas. Acreditamos que sem o Poder Judiciário forte, independente, responsável e célere não existe democracia”, assegurou a magistrada catarinense.

O presidente empossado, juiz Marcelo Pizzolatti, lamentou a perda das mais de 200 mil vidas para a COVID-19, ao longo do discurso ressaltou a importância da união associativa para assegurar as instituições democráticas do país e agradeceu a grupo de juízes que compõem a nova diretoria e que se engajaram ao longo da campanha. “Hoje é dia de celebrar, agradecer, homenagear e trabalhar. Celebrar a vitória de um grupo composto por magistrados de todas as idades, fases de carreiras e dispostos por todo Estado de Santa Catarina. É um grupo dinâmico e sustentado pela pluralidade de ideias e ideais. Tivemos um pleito associativo baseado na exposição de ideias, com amplo debate e pensando no futuro da nossa Associação e sempre de forma respeitosa, cordial e construtiva”, reforçou o presidente eleito que foi empossado juntamente com a 1ª Vice-Presidente, a juízaJaniara Baldaner Corbetta e toda diretoria e Conselho Fiscal da AMC para o triênio 2021/2024.

O presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler, lembrou dos tempos em que presidiu a AMC no período entre 2003 e 2006, destacou as competências do novo presidente eleito para a condução dos trabalhos associativos e enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela diretoria antecessora. “O fim e o início de uma nova jornada são marcos que indicam percursos de ciclos distintos. Esse desfecho, no entanto, não significa necessariamente uma mudança paradigmática. Embora, sempre seja conveniente lembrar que a única certeza que temos na vida são as mudanças. Tudo é dinâmico, tudo muda e nada é constante. A gestão que hoje se encerra merece o reconhecimento pelo trabalho desempenhado na defesa dos interesses da magistratura catarinense e de seus associados”, declarou o desembargador.

A cerimônia também foi acompanhada pela presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Renata Gil, que destacou a importância dos vínculos associativos para o fortalecimento da carreira da magistratura. “Nesse sentido, são inúmeras ações no Parlamento contra a magistratura brasileira e há necessidade de reafirmação das prerrogativas constitucionais da magistratura. As prerrogativas estão insertas na nossa Constituição e não por outro motivo que não a proteção da própria sociedade. Inamovibilidade, irredutibilidade vencida e vitaliciedade são proteções e escudos da sociedade. A AMB é hoje a maior demandante da magistratura no STF, somos os maiores demandantes de Ações Diretas de Inconstitucionalidade. Isso demonstra que temos que estar vigilantes neste tempo e a união do movimento associativo é importantíssima para que tenhamos êxito nessa caminhada”, pondera a magistrada fluminense. Para acompanhar na íntegra a solenidade, basta acessar o link:

Associação dos magistrados do Estado de Rondônia – AMERON

É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça

Links Rápidos

Endereço

Estrada do Santo Antônio nº 3603 km 03 Bairro: Triângulo
CEP: 78916-610 | Porto Velho-RO

Fone(s): (69) 32291736 | (69) 3217-1398
Fax: (69) 3229-1371

ameronro@gmail.com
ameronimprensa@gmail.com

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades

× Fale conosco