A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) parabeniza a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) pelos 72 anos completados nesta sexta-feira (10).
“Em nome da Ameron e todos os nossos associados felicitamos a AMB por essa linda história de mais de sete décadas. Um trabalho realizado na defesa da magistratura do nosso país, da sociedade e da democracia”, destaca a presidente da Ameron, Euma Tourinho.
História
A AMB congrega 35 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, seis de juízes trabalhistas e duas de juízes militares. Além do presidente, da diretoria e das coordenadorias, a AMB conta com 11 vice-presidentes em seu corpo diretivo.
Desde a sua fundação, em 10 de setembro de 1949, a AMB está voltada para a qualificação dos magistrados e a excelência no exercício da profissão, promovendo debates e cursos de especialização e buscando esclarecer a sociedade acerca das atribuições dos profissionais do Judiciário.
O nome Associação dos Magistrados Brasileiros foi dado em 1948, ano em que 50 magistrados se reuniram para eleger a primeira Diretoria e a Comissão de Propaganda e Cultura. A AMB, na verdade, só foi registrada com um ano e nove meses de vida, época em que começou a emitir os primeiros posicionamentos e discursos. O dia da posse de sua primeira Diretoria passou a ser considerado o seu aniversário.
Lei nº 1.371, de 24 de maio de 1951, considera de utilidade pública a Associação dos Magistrados Brasileiros. Carta assinada por Getúlio Vargas.