A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) tem a honra e o orgulho de parabenizar o Poder Judiciário de Rondônia pelo seu 40º aniversário. Janeiro marca o início das comemorações dos 40 anos da Justiça rondoniense, que, apesar de criada em dezembro 1981, só foi instalada em 25 do primeiro mês de 1982.
À época, o primeiro presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) foi o magistrado Fouad Darwich Zacharias. Natural de Altamira (PA), estado onde atuou como advogado e depois como promotor público, Fouad se tornaria, em 26 de janeiro, o desembargador responsável por conduzir o TJRO, junto com outros notáveis juristas que ficaram conhecidos como os 7 Samurais do Judiciário de Rondônia: Cesar Montenegro, Clemenceau Pedrosa Maia, Darci Ferreira, Aldo Castanheira, Dimas Fonseca e Hélio Fonseca.
“Todo mundo sabe do orgulho que eu tenho em pertencer ao Poder Judiciário de Rondônia. E coincidiu de a Justiça do nosso amado estado comemorar seus 40 anos justamente com a nossa gestão à frente da associação. Então, em nome dos magistrados rondonienses, congratulo o Poder Judiciário de Rondônia, que há quatro décadas trabalha para que a Constituição Federal e as leis se cumpram, concedendo os direitos das pessoas”, enfatizou a presidente da Ameron, Euma Tourinho.
Outra coincidência interessante com os 40 anos de Justiça de Rondônia é que um mês antes (dezembro de 2021) de o Judiciário estadual completar 40 anos, o TJRO recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Diamante do Prêmio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de Qualidade. A premiação é destinada àqueles que investem na excelência de sua gestão, produtividade, transparência, tecnologia e informação. Apenas três tribunais estaduais foram premiados com a premiação.