O juiz paranaense Frederico Mendes Júnior é o novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (11). A partir de janeiro, o magistrado vai substituir a juíza fluminense Renata Gil no comando da entidade e terá a missão de conduzir a instituição nacional no próximo triênio 2023/2025. O líder da chapa “Combatividade, Coragem e União” obteve 6.030 votos.
Em Rondônia, cerca de 70% da magistratura do estado conferiu legitimidade à eleição do ex-coordenador da Justiça Estadual da AMB. A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, parabenizou a chapa vencedora tão logo feito o anúncio oficial. “A magistratura rondoniense está preparada para trabalhar com a magistratura nacional, que espera e torce muito pela exitosa administração da AMB, nos próximos três anos. O trabalho associativo só é forte quando há cooperação mútua e desejamos que a nova diretoria continue a caminhar juntas para a valorização e reconhecimento da carreira da magistratura”, afirma a presidente da Ameron.
A eleição em Rondônia totalizou 101 votos, dos quais 80 foram assinalados pela votação online e 21 votos presenciais. Em todo o Brasil, 6.030 magistrados registraram voto, sendo 3.259 votantes pela internet e 2.771 eleitores presenciais. Em 73 anos, esta foi a primeira vez que a eleição para os cargos diretivos da AMB contou com apenas uma única chapa concorrente.
Após o resultado, o novo presidente agradeceu a todos. “Momento de agradecer a toda magistratura brasileira. Nosso compromisso é de sempre defender, com transparência, os direitos e prerrogativas da magistratura. Seguiremos sempre juntos, irmanados em prol da construção de uma magistratura forte, unida e valorizada”, ressalta Frederico.