A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho, parabeniza o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), presidido pelo Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia , por estar entre os finalistas da 19ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O Tribunal concorre com o projeto “Varal da Democracia”. O anúncio dos finalistas foi realizado na última semana pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
“É a Justiça de Rondônia, mais uma vez, mostrando seu destaque a nível nacional. Parabenizamos o TRE-RO pela indicação que eleva a justiça rondoniense , tantas vezes reconhecida e reafirmamos a confiança nas urnas eletrônicas”, comentou a presidente da Ameron, Euma Tourinho.
O projeto finalista “Varal da Democracia” iniciou quando houve uma manifestação de candidatos derrotados nas eleições municipais de 2020 colocando em dúvida a segurança do processo eletrônico de votação. Com isso, o TRE-RO disponibilizou as vias físicas dos boletins de urna a todos os candidatos para conferência da veracidade das informações.
A iniciativa da Corte Eleitoral de Rondônia trouxe uma reafirmação da transparência do processo eleitoral. O projeto revelou-se como destaque entre os Regionais eleitorais, sendo elogiado formalmente pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.
Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O 19ª do prêmio vai reconhecer no dia 22 de outubro os vencedores. No total são 209 projetos das assessorias de comunicação das instituições que integram o Sistema de Justiça participaram este ano do prêmio para concorrer em 12 categorias: artigo acadêmico, comunicação interna, fotografia, mídia audiovisual, mídia digital, mídia radiofônica, mídia social, projeto/ campanha institucional de interesse público, publicação especial, relacionamento com a mídia, reportagem escrita, vídeo institucional / documentário.