A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, participou, na segunda-feira (18), da sessão solene de posse dos novos desembargadores os magistrados Álvaro Kálix Ferro e José Torres Ferreira. O evento aconteceu de forma híbrida no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e foi transmitido pelo canal oficial da instituição.
Em seu discurso, Euma Tourinho ressaltou o trabalho realizado pelos magistrados ao longo dos anos. “É com imensa satisfação que nos encontramos uma vez mais para prestigiar a promoção de colegas. Dessa vez nas pessoas de José Torres Ferreira, nosso mais antigo magistrado de 3ª entrância em exercício com 31 anos de carreira, e Alvaro Kalix Ferro, que nestes 29 anos na magistratura, se tornou uma referência nacional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça”, comentou a presidente da Ameron.
“Os colegas Torres e Álvaro, doravante desembargadores, terão uma responsabilidade redobrada conforme o cargo requer, pois o comprometimento em face das obrigações funcionais que esta promoção implica vão além do amor pela família, pelo ser humano e pelo Direito. O nosso papel enquanto magistrado é ajudar a pensar em uma Justiça adequada para um modelo democrático e responsivo”, afirmou a presidente da Ameron.
O desembargador decano, Roosevelt Queiroz Costa, em sua fala, citou a frase de José de Alencar. “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”, comentou, destacando a trajetória dos desembargadores. “Nessa perspectiva que exaltamos essa grandiosa oportunidade de eleição ao cargo de desembargador a esse tribunal. Hoje empossando dois entre tantos colegas qualificados, os juízes José Torres Ferreira e Álvaro Kalix”, disse o decano.
O desembargador Álvaro Kalix agradeceu aos amigos e familiares, e contou sobre a sua trajetória no Poder Judiciário. “Chego consciente das responsabilidades, das dificuldades e dos novos desafios que me aguardam, mas também chego trazendo sonhos na bagagem”, enfatizou o novo desembargador.
O desembargador José Torres também fez votos de gratidão. “Meus agradecimentos, em início a Deus, que me concedeu vida e algumas sabedoria para que eu pudesse estar aqui mais animado do que nunca e continuar exercendo o exercício da magistratura e esclareço que muito bem sei da laicidade do estado, mas afirmo categoricamente que jamais me afastarei da minha relação com Deus, e aos meus familiares”, afirmou o desembargador José Torres.
Durante o Discurso, o presidente do TJRO, Paulo Kiyochi Mori, falou da satisfação em presidir a solenidade dos novos desembargadores do TJRO. “Desejo êxito aos novos desembargadores da corte na carreira e conte conosco naquilo que for necessário. Sinto-me honrado em poder presidir essa sessão solene”, finalizou Paulo Kiyochi Mori.
Confira a íntegra da cerimônia: