A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Juíza Euma Tourinho esteve presente nas reuniões promovidas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), realizadas em Foz do Iguaçu, Paraná. Os encontros, que abordaram diversas questões de interesse da magistratura brasileira, contaram ainda com a participação do diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, Desembargador Alexandre Miguel.
A 5ª Reunião do Conselho de Representantes destacou questões legislativas, assuntos pertinentes ao dia a dia dos magistrados e a troca de experiências entre os participantes. Durante a prestação de contas, a AMB reforçou sua transparência e responsabilidade financeira. Temas sensíveis, como a atividade de risco e diferentes propostas de emenda constitucional, foram abordados, assim como a pauta remuneratória, que recebeu atenção especial com debates sobre a PEC 10, ATS (Adicional por Tempo de Serviço) e Licença Compensatória.
Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e feitas solicitações para futuros eventos, com destaque para o Fórum Nacional de Execução Penal (FONAVEP) e o Encontro Nacional de Juízes Estaduais (ENAJE).
A reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), abordou temas operacionais. Na pauta estavam a apresentação e definição de novas pesquisas, além de questões como permuta e audiência de custódia virtual conforme o PL 321/23. Houve também atualização sobre a contagem de licença-prêmio e discussões sobre demandas em andamento.
“Discutimos questões essenciais para a magistratura brasileira e tivemos a oportunidade de contribuir com nossas perspectivas e experiências. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com a AMB e outras associações para fortalecer nossa classe e garantir uma justiça cada vez mais eficiente e transparente”, disse a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho.