A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) participou nesta terça-feira (19), do Congresso “Amazônia em Foco – Desafios e Soluções Multidisciplinares para a Justiça e Sustentabilidade”, realizado em comemoração aos 38 anos da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O evento, que se estende até o dia 21 de agosto, é realizado em Porto Velho e aberto ao público geral.
Um dos dos destaques do congresso foi a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que proferiu uma palestra presencial para os participantes com a proposta de abordar as complexas questões que envolvem a Amazônia, incluindo desafios ambientais, sociais e econômicos, e a busca por soluções sustentáveis e eficazes.
O Congresso Amazônia em Foco reúne magistrados, acadêmicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas cruciais para a região amazônica. Entre os assuntos debatidos estão a segurança pública na Amazônia, a jurisdição na Amazônia transnacional, o papel do judiciário em questões climáticas e ambientais complexas, além de temas inovadores como inteligência artificial e direito penal no contexto amazônico.
Além das palestras, o evento também conta com a formação de grupos de trabalho (GTs), lançamento de livro e apresentações culturais que destacam a rica diversidade da Amazônia. A iniciativa visa não apenas promover a troca de conhecimentos entre os participantes, mas também fomentar o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e a criação de redes de apoio que possam enfrentar os desafios específicos da região.