A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, compareceu, na manhã da última terça-feira (10), a cerimônia de passagem do Comando da Base Aérea de Porto Velho. A magistrada esteve acompanhada dos juízes Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa e Sérgio William Domingues Teixeira.
A solenidade, que teve a presença do comandante do VII Comando Aéreo Regional (VII COMAR) – Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado -, ficou marcada pela transição de comando da instituição que antes era exercido pelo Cel. Av. Danilo Popp Lucas e agora será ocupado pelo Cel. Av. Marcos de Oliveira Macedo. Na ocasião, o Ten. Cel. Av. Bruno de Souza Pascoalino também foi empossado ao Comando do Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação, Esquadrão Gripo, substituindo o Tem. Cel. Av. Thiago Fernandes Silva.
Ao final da solenidade, a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, destacou a importância da consolidação da harmonia institucional entre os Poderes Republicanos e o estreitamento de laços entre o Judiciário e as Forças Armadas.
Base aérea
A Base Aérea de Porto Velho foi criada em 1984, após ser idealizada como política de interiorização adotada pelo Ministério da Aeronáutica, em 1979. A instituição foi estruturada com o objetivo de estabelecer a forte presença militar na Amazônia e proteger as riquezas naturais da região. A Base Aérea de Porto Velho está subordinada ao VII Comando Aéreo Regional, com sede em Manaus/AM, em que abriga o 2º e o 3º Grupo de Aviação – Esquadrão “Grifo” e o 2º e 8º Grupo de Aviação – Esquadrão “Poti”.