Decano do TJRO recebe premiação acadêmica por instituição de ensino

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Roosevelt Queiroz Costa, foi escolhido pelo Conselho de Administração Superior do Instituto de Educação Latino Americano (IESLA) a receber o VIII Prêmio de Produção Acadêmico-Científico da instituição. De acordo com a reitora da instituição, Sara Alves Gouveia Bernardes, a escolha do magistrado ocorreu devido ao destaque e a trajetória no mundo jurídico, constituindo uma relevante contribuição jurídica à sociedade.

O Prêmio IESLA de Produção Acadêmico-Científico seleciona as personalidades do Brasil e do exterior que possuem uma excelente dedicação à pesquisa científica e ao ensino pedagógico. Para a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, “a premiação representa o reconhecimento da capacidade técnica da magistratura rondoniense. O Judiciário de Rondônia tem o privilégio de contar com magistrados talentosos e com um vasto conhecimento jurídico”, destacou.

“O desembargador Roosevelt tem importantes pesquisas desenvolvidas nas áreas do Direito Civil e Constitucional que tem contribuído para o desenvolvimento do sistema de Justiça do país e se tornado referência enquanto fonte de informação na comunidade acadêmica. É uma imensa alegria quando nossos juízes recebem o reconhecimento das instituições civis porque além de representar a sociedade, legitimam estas condecorações que são concedidas pela meritocracia”, completou a presidente da Ameron.

Roosevelt Queiroz Costa
O desembargador Roosevelt Queiroz Costa foi engraxate, vendedor de pão às madrugadas, agricultor, plantador de hortaliças, comerciário, servente de pedreiro, pedreiro, carpinteiro, jornaleiro e arrimo de família. Formou-se em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, em Goiânia ainda em 1976. Atualmente, é o único magistrado aprovado no primeiro concurso de ingresso à carreira da magistratura do Poder Judiciário em atividade, aprovado no concurso realizado em 1982.

Com 40 anos de atuação no Poder Judiciário de Rondônia, atualmente é o decano da Corte rondoniense, tendo trabalhado na pioneira ação da Justiça Itinerante e nas eleições do recém-criado estado de Rondônia, em 1982. É especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia e também em Direito Processual Civil pela Escola Superior do Ministério Público. Foi aluno especial do Mestrado em Direito Constitucional Interinstitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ascendeu na carreira da magistratura para o cargo de desembargador em 2000, tendo sido corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia no biênio 2004/2005; Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RO entre 2006 e 2007; e Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), biênio 2008/2009.

Associação dos magistrados do Estado de Rondônia – AMERON

É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça

Links Rápidos

Endereço

Estrada do Santo Antônio nº 3603 km 03 Bairro: Triângulo
CEP: 78916-610 | Porto Velho-RO

Fone(s): (69) 32291736 | (69) 3217-1398
Fax: (69) 3229-1371

ameronro@gmail.com
ameronimprensa@gmail.com

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades

× Fale conosco