Em reconhecimento aos serviços prestados em prol do desenvolvimento jurídico em Porto Velho, a Prefeitura de Porto Velho homenageou o desembargador Roosevelt Queiroz Costa com a entrega da Distinção Honorífica Madeira-Mamoré durante uma solenidade realizada na noite da última quinta-feira (19), no Teatro Banzeiros. A cerimônia contou com a presença de outros 16 homenageados, todos destacados por seus esforços em prol do desenvolvimento de Porto Velho.
A Comenda Madeira-Mamoré representa a mais alta honraria concedida para reconhecer aqueles que demonstram amor e dedicação ao município de Porto Velho. Neste caso, foi dedicada ao desembargador, em virtude do impacto positivo de sua longa trajetória de excelência no sistema judiciário.
Roosevelt Queiroz é o único magistrado do 1º concurso em atividade, desde 26 de julho de 1982. Com 40 anos de atuação no Poder Judiciário de Rondônia, atualmente é o decano da Corte rondoniense e teve ação pioneira na Justiça Itinerante, em ação nas eleições de 1982. Ascendeu na carreira da magistratura para o cargo de desembargador em 2000, tendo sido corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia no biênio 2004/2005; Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RO entre 2006 e 2007; e Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), biênio 2008/2009.
Além da sua carreira na magistratura, Roosevelt Queiroz é docente universitário com oito títulos de pós-graduação, um de mestrado, e é doutorando pela Umsa – Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires – Argentina.
A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, parabenizou o desembargador Roosevelt Queiroz, enfatizando que “essa honra reflete o incansável comprometimento do desembargador em aprimorar a justiça e fortalecer o sistema jurídico de Porto Velho. Seu exemplo é inspirador para todos nós”.