Atividade tem como objetivo o resgate da história e da cultura negra do país
A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) apoia a “Caminhada Negra”, iniciativa que será realizada pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
A atividade será aberta a magistrados e seus dependentes. A proposta é contribuir para o resgate da história e da cultura negra do país.
“Lembrar a luta dos povos negros para a construção da sociedade brasileira, e valorizar e fomentar a cultura afro deve ser um propósito de todos. A ‘Caminhada Negra’ realizada pela AMB com o apoio da Ameron é uma iniciativa que tem justamente esse objetivo. Precisamos retribuir todo o legado dos afrodescendentes para o nosso país e, principalmente, extirpar o racismo, que é crime”, ressalta a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho.
Para participar, os interessados devem fazer a inscrição até o 16 de novembro, sem custo para o associado e seus dependentes. Clique no formulário. As vagas são limitadas. O evento presencial será realizado em dez cidades, havendo, ainda, a possibilidade de realização do tour virtual, que percorrerá diversos municípios e poderá ser assistido de qualquer lugar.
De acordo com a diretora de Promoção da Igualdade Racial da AMB, Flávia Martins de Carvalho, a iniciativa pretende contribuir para o resgate da história do povo negro em nosso país: “A caminhada pretende resgatar a história e fortalecer a nossa memória em relação às contribuições do povo negro para o nosso país, apagadas em decorrência do racismo”, afirma.
A rota desenhada pela organização do evento para a caminhada compõe uma jornada que costura fatos importantes ao longo de mais de cinco séculos da história do negro na formação da nação brasileira.
Em Rondônia, a Ameron reunirá seus representantes, dentre eles a diretora da promoção da igualdade racial junto à AMB, Juiza Miria do Nascimento de Souza, que farão caminhada no Espaço Alternativo, no dia 20, às 17h, com início na pista próxima ao Aeroporto.
O tour virtual contará com 50 vagas e será realizado no dia 22/11, às 10h, ao vivo. Também ficará gravado. Os passeios presenciais serão ao ar livre e seguirão todos os protocolos de segurança, inclusive com o uso obrigatório de máscaras.
Confira os locais, horários, duração e vagas do tour presencial, que acontecerá no dia 20/11 (sábado):
São Paulo- SP
Horário: 10h
Local: Praça da Liberdade, 238
Duração: três horas
Vagas: 30
Piracicaba- SP
Horário: 9h30
Local: Largo Santa Cruz
Duração: três horas
Vagas: 10
Salvador – BA
Horário: 8h30
Local: Estátua Zumbi dos Palmares Praça da Sé, 15
Duração: três horas
Vagas: 15
Olinda- PE
Horário: 9h
Local: Rua Bernardo Vieira de Melo Bairro da Ribeira
Duração: três horas
Vagas: 10
São Luís -MA
Horário: 14h
Duração: 3h
Local: Palácio dos Leões, R. Dom Pedro II, S/N – Centro
Vagas: 10
Ouro Preto-MG
Horário: 9h
Local: Praça Tiradentes
Duração: 3 horas
Vagas: 10
Campo Grande- MS
Horário: 8h30 às 13h
Observação: inclui almoço
Local: Esplanada Ferroviária. Av. Calógeras, 3143 – Centro
Vagas: 10
Curitiba-PR
Horário: 14h
Local: Ruínas de São Francisco. Av. Jaime Reis, S/N – São Francisco
Duração: 2h 30
Vagas: 10
Porto Alegre- RS
Horário: 10h
Local: Mercado Público de Porto Alegre, Praça Glênio Peres
Duração: 2h 30
Vagas: 10.