Em comemoração aos 38 anos de fundação, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) prestou uma homenagem ao desembargador aposentado Eurico Montenegro Júnior, reconhecendo sua valiosa contribuição enquanto esteve à frente da instituição entre 1986 e 1991. Conduzida pelo diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, a homenagem destacou o legado deixado pelo magistrado, que teve papel fundamental na consolidação da escola e na formação de juízes e servidores da Justiça de Rondônia.
Durante sua gestão, Eurico Montenegro Júnior foi responsável por implementar os primeiros Cursos de Aperfeiçoamento para Juízes de Direito e para Oficiais de Justiça, iniciativas pioneiras que contribuíram para elevar o nível de formação e a capacitação dos profissionais do judiciário rondoniense. Em 1987, ele também liderou a instalação do Curso Preparatório para a Carreira da Magistratura, do qual foi professor de Direito Agrário para as três primeiras turmas, moldando a base de conhecimento dos futuros magistrados.
Outro marco significativo de sua administração foi o I Encontro da Justiça Rondoniense, um evento que reuniu membros do judiciário para discutir temas relevantes para a região e que ajudou a fortalecer o papel da Justiça em Rondônia. Além disso, organizou o Seminário de Estudos Jurídicos em Memória ao Desembargador Fouad Darwich Zacharias, um dos fundadores do Tribunal de Justiça do Estado, conhecido como um dos “sete samurais”, grupo de juristas que foram fundamentais na estruturação inicial do judiciário rondoniense.
“Reconhecer o trabalho do desembargador Eurico é reconhecer a história da magistratura em Rondônia. Sua dedicação e visão contribuíram de forma decisiva para a formação de juízes que, até hoje, seguem seu exemplo de compromisso com a justiça e a educação jurídica”, resumiu a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Fabíola Cristina Inocêncio.