Como fruto das comemorações dos 40 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, o Poder Judiciário local inaugura, na próxima terça-feira (9), um memorial relatando a rica história da Justiça nas terras de Rondon. Para celebrar estas quatro décadas, a população que comparecer ao Porto Velho Shopping vai deparar com uma vasta programação alusiva ao aniversário do Judiciário rondoniense. Ao todo serão dez dias de atividades no shopping center da capital, além de outras ações a serem desenvolvidas até o final do ano.
A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, enalteceu a iniciativa da administração do Tribunal de Justiça, quando optou por promover um evento comemorativo que envolva toda a comunidade rondoniense. “Resgatar a história do Poder Judiciário representa a conservação da nossa identidade enquanto cidadãos de Rondônia. Nada mais sugestivo do que comemorar estes 40 anos atraindo a população, informando e esclarecendo à sociedade sobre o trabalho que nós juízes desenvolvemos e o quanto lutamos nestas quatro décadas para levar a melhor prestação jurisdicional ao cidadão e isso implica nos dispendiosos investimentos que a Corte tem realizado nos últimos anos, alocando recursos na modernização, informatização e capacitação de magistrados e servidores” analista a juíza presidente.
“Hoje estamos em um patamar de excelência com o triplo Selo Diamante concedido pelo CNJ. Nós creditamos este esforço aos magistrados e servidores do passado que nos mostraram um caminho a percorrer, igualmente, aos magistrados e servidores em atividade que também se dedicam todos os dias para dar o melhor de si, e, por fim, compartilhamos este momento de alegria confraternizando com nossos jurisdicionados”, completa a presidente da Ameron.
Na abertura das comemorações, será inaugurada uma sala no Centro de Documentação e História do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. O ambiente está decorado em memória aos pioneiros da Justiça de Rondônia, remetendo a lendária história dos sete samurais do Judiciário rondoniense, ou seja, os primeiros sete desembargadores que assumiram a missão de instalar o sistema de Justiça no novo Eldorado, durante uma época em que os serviços públicos eram extremamente precários, haja vista o início do processo de criação do estado de Rondônia.
A exposição no Porto Velho Shopping terá destinação de um espaço para prestar homenagens à memória do Poder Judiciário de Rondônia, tendo início no dia 9 de agosto com apresentação musical, composta pelos servidores do Tribunal nos dez dias de exposição, quando serão ofertados os serviços de triagem do programa Justiça Rápida Itinerante.
Ademais, um núcleo de servidores do Tribunal estará a disposição da comunidade para prestar atendimentos e palestras sobre diversos temas, tais como: adoção, métodos alternativos de solução de conflitos e a novidade do ano que é o Fórum Digital. Além disso, como forma de aproximar o Judiciário da família rondoniense, o Tribunal de Justiça vai preparar uma oficina de sustentabilidade voltada ao público infantil. Outra novidade será o casamento comunitário a ser realizado no local durante o encerramento da exposição, previsto para o dia 21 de agosto.
Após a exposição no Porto Velho Shopping, as comemorações dos 40 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia devem se estender durante todo o segundo semestre do ano e uma das ações focadas será o lançamento do livro comemorativo. A obra pretende narrar os primeiros passos na consolidação do Poder Judiciário no estado, relatar fatos históricos e marcantes que envolvem o Judiciário; e a realização do Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação e Novas Mídias, destinado a reconhecer os profissionais da imprensa e acadêmicos que produzem conteúdo sobre a Justiça e a cidadania.