Jornal de Rondônia 1° Edição: Presidente da Ameron fala sobre a violência política de gênero

Na última semana, em entrevista exclusiva ao Jornal de Rondônia 1° Edição, da Rede Amazônica (Globo), a presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, falou sobre a questão preocupante da violência política de gênero, que continua a afetar as mulheres que ocupam espaços de poder e cargos políticos no Brasil.

De acordo com dados do IPU, apesar de as mulheres constituírem 51,8% da população brasileira, a representatividade feminina nas casas legislativas municipais, estaduais e federais é drasticamente baixa, com uma média de apenas 13% de mulheres ocupando essas posições. No entanto, um estudo recente revelou que, no período de 2015 a 2020, as deputadas foram responsáveis por apresentar 40% mais projetos de lei ordinária, complementar e de emenda constitucional em comparação com seus colegas do sexo masculino.

Uma diferença notável entre os gêneros surgiu quando se avaliou o desempenho parlamentar. Enquanto 36% das deputadas mulheres apresentaram mais de 14 projetos por ano, apenas 24% dos deputados homens alcançaram essa marca. Além disso, 27% dos deputados homens apresentaram menos de três projetos por ano, enquanto apenas 13% das deputadas mulheres tiveram um desempenho tão baixo.

A juíza também destacou o papel fundamental das mulheres na articulação política para a aprovação dos projetos nas casas legislativas. Mesmo sendo uma minoria nos cargos de liderança e presidindo apenas 4 das 27 comissões parlamentares, as mulheres obtiveram quase o dobro de sucesso na aprovação de seus projetos. Isso se deve, em grande parte, à abordagem colaborativa que as mulheres tendem a adotar, como evidenciado pela Bancada Feminina, que, em 2020, foi responsável pela aprovação de 24 projetos de lei, com 9 aprovações em um único dia.

“Não podemos tolerar ameaças às mulheres em posições de poder e cargos de liderança simplesmente por serem mulheres. A violência política de gênero é uma questão séria e deve ser combatida com firmeza”, disse a presidente.

Para encerrar a entrevista, a juíza compartilhou um momento significativo que teve com a ativista e palestrante Luiza Brunet.

Confira na íntegra: www.globoplay.globo.com

Associação dos magistrados do Estado de Rondônia – AMERON

É uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça

Links Rápidos

Endereço

Estrada do Santo Antônio nº 3603 km 03 Bairro: Triângulo
CEP: 78916-610 | Porto Velho-RO

Fone(s): (69) 32291736 | (69) 3217-1398
Fax: (69) 3229-1371

ameronro@gmail.com
ameronimprensa@gmail.com

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades

× Fale conosco