Com a proposta de levar solidariedade às famílias em estado de vulnerabilidade social no município de Ouro Preto do Oeste, o projeto Natal Solidário chega em 2022 em sua terceira edição. A iniciativa foi idealizada pelo juiz daquela comarca João Valério Neto, titular da Vara da Infância e Juventude. Este ano, a ação social tem buscado se expandir ainda mais e tem como meta superar as arrecadações feitas no ano passado quando captou três mil brinquedos e beneficiou centenas de crianças carentes.
Para assegurar as doações, o magistrado procura reunir os praticantes de ciclismo e promover um pedal solidário. “Este ano além do pedal, propomos mais três circuitos esportivos visando angariar brinquedos. Portanto, promovemos uma corrida, uma caminhada e lançamos o Desafio Rei e Rainha do Morro, além da maratona kids que contou com a participação de mais de cinquenta crianças. Nós conseguimos ultrapassar a captação de mais de quatro mil brinquedos até o momento”, afirma o juiz João Valério que lidera a ação social.
A campanha ganhou tanta repercussão no interior de Rondônia que logo teve a adesão de empresários locais e do poder público. Em 2022, por exemplo, a ação recebeu o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia por meio da Vara da Infância e da Juventude, dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), da Prefeitura do Município de Ouro Preto do Oeste, do Sicoob Centro e do Sicoob Ouro Credi, além de outros parceiros.
No final do período de captação dos brinquedos, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social ficará responsável em colocar o nome das crianças nos brinquedos e deve levar os presentes nas residências de cada uma. A ideia é que a ação atenda o maior número possível de crianças oriundas de famílias com baixa renda até o Natal.