A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, parabeniza o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) pela conquista do primeiro lugar da categoria Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público, da 19ª Edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), com o projeto ‘Varal da Democracia”. A premiação ocorreu em cerimônia realizada na última sexta-feira (22), no encerramento do II Seminário On-line de Comunicação e Justiça, com os vencedores das 12 categorias e o Grande Prêmio.
“Parabenizamos o TRE-RO, na pessoa de seu presidente, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, pela premiação a nível nacional, que eleva a justiça rondoniense, tantas vezes reconhecida e reafirmamos a confiança nas urnas eletrônicas”, enfatizou a presidente da Ameron, Euma Tourinho.
O presidente do TRE-RO agradeceu as felicitações e parabenizou toda a equipe da corte. “Foi premiada a segurança da urna eletrônica, a transparência, o esforço da magistratura eleitoral, os servidores e a democracia. Grato a todos”, ressaltou o desembargador Marcos Alaor.
A premiação foi destaque em matéria divulgada pelo jornal SIC News, da SIC TV, afiliada da TV Record (assista matéria abaixo).
Varal da Democracia
O vídeo premiado, decorrente do macroprojeto Eleitor em Perspectiva, foi desenvolvido quando houve uma manifestação de candidatos derrotados nas eleições municipais de 2020, colocando em dúvida a segurança do processo eletrônico de votação. Com isso, o TRE-RO disponibilizou as vias físicas dos boletins de urna a todos os candidatos para conferência da veracidade das informações, ocasião em que puderam concluir sobre a correspondência dos dados físicos e virtuais transmitidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).