A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho, concedeu entrevista à SIC TV, afiliada da Record, e falou sobre o destaque nacional do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) nos resultados apresentados pelo Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O relatório avalia pontos como: índice de produtividade comparada (IPC-JUS), produtividade dos magistrados, processos arquivados com assistência judiciária gratuita por cem mil habitantes, casos novos, tempo médio de tramitação dos processos pendentes e baixados, taxa de congestionamento na execução fiscal e outros.
Durante a entrevista, a presidente destacou diversos pontos do levantamento nacional. “Nós fazemos um trabalho com muita eficiência. Com recursos diminuídos, mas com muita gestão, administração técnica e responsável. Administração com respeito ao cidadão. A gente respeita demais a população rondoniense. Por isso, a gente se dedica a dar um trabalho de excelência, que acaba tendo números que correspondem a grandeza da magistratura rondoniense”, ressaltou.
Euma Tourinho também comentou sobre o trabalho realizado pelo TJRO na pandemia, tendo em vista que o relatório divulgado analisou o período. “Foi um cenário mundial de adaptação, mas nós tínhamos preparação técnica e humana para isso”, comentou.
A presidente lembrou que um dos pontos que colaboraram para os bons números divulgados pelo CNJ foi o aumento da produtividade. “Aumentamos em 70% a produção, ou seja, aquele volume de trabalho, que já era alto e já era em um nível de excelência, subiu durante a pandemia”, disse.
Justiça em Números
Principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário, anualmente, desde 2004, o Relatório Justiça em Números divulga a realidade dos tribunais brasileiros, com muitos detalhamentos da estrutura e litigiosidade, além dos indicadores e das análises essenciais para subsidiar a Gestão Judiciária brasileira.