A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, participou na manhã de quarta-feira (24), do programa SBT Rondônia, da TV Allamanda, afiliada do SBT. Na ocasião, a juíza comentou sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
A presidente da Ameron contou que o tema da redação deu visibilidade a uma situação que a Justiça conhece e vivencia . Segundo a magistrada, as Varas de registros públicos lidam com o chamado Registro Tardio frequentemente. Euma ainda salientou que as ações, às vezes , são de processos muito trabalhosos com realizações de buscas, pesquisas e oitivas de testemunhas, mas o resultado costuma ser frutífero e com realização de justiça e concessão de cidadania .
A juíza de direito também fez uma análise sobre a elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “A prova tem que ser elaborada por educadores preparados, qualificados tecnicamente; não ideológicos”, finalizou.