Entre os dias 20 e 22 de novembro, a presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, foi um dos destaques no II Simpósio Jurídico – Desafios do Estado Pós-Moderno: Equidade Racial e da Mulher. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu autoridades dos três Poderes da República, renomados profissionais do Direito, personalidades públicas e especialistas na temática durante três dias de intensa imersão profissional.
A juíza, convidada como palestrante, abordou o tema “Mulheres em posição de liderança e tomada de decisão”. Sua contribuição enriqueceu o debate, ressaltando a importância da equidade de gênero no âmbito judicial e destacando desafios e avanços significativos na promoção da igualdade.
O desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Alexandre Miguel, também marcou presença, consolidando a representatividade do judiciário estadual no evento.
“O evento reforça a relevância de discussões que transcendem as fronteiras jurídicas, abrindo espaço para reflexões sobre a construção de um Estado verdadeiramente equitativo, alinhado aos princípios fundamentais da justiça e da igualdade. Nossa participação aqui, contribui significativamente para a diversidade de perspectivas no cenário jurídico”, destacou a presidente.
O Simpósio proporcionou compartilhamento de conhecimentos, com palestras, debates interativos e workshops práticos. Entre os demais palestrantes estavam figuras de destaque como o ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal, Ministro Humberto Martins, do STJ, além de senadores, deputados federais, conselheiros do CNJ, advogados e outras personalidades nacional e internacionalmente reconhecidas.