A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, foi uma das convidadas especiais do programa “De Beni com a Vida” transmitido ao vivo, na noite da última quinta-feira (27), e exibido pelas mídias sociais do jornalista e apresentador Domingues Júnior. Na ocasião, os assuntos que estão em evidência e que envolvem a magistratura rondoniense e o Poder Judiciário do Estado foram tratados na entrevista.
Durante a conversa que durou aproximadamente 25 minutos e teve a abrangência internacional pela rede mundial de computadores, a magistrada contou a trajetória pessoal e da tradicional família Tourinho, bem como a forma em que ingressou no Poder Judiciário de Rondônia em uma época na qual os homens majoritariamente eram aprovados nos concursos públicos. “O concurso é muito difícil, normalmente são aprovados menos de 1%. Atualmente, por volta de 0,5% dos candidatos passam. Na minha época, foram aprovados apenas oito candidatos, eu fui a única mulher e lá se vão 22 anos. Essa trajetória passou pelo interior, pois trabalhei em Espigão do Oeste, Cacoal, Jaru até chegar na capital. Fui professora na Escola da Magistratura de Rondônia e também concursada na Universidade Federal do Estado. Igualmente, fui juíza auxiliar da presidência do Tribunal e juíza eleitoral”, narrou a magistrada.
A eleição histórica da Ameron ocorrida no ano passado quando colocou duas mulheres na liderança das chapas concorrentes também foi destaque na entrevista.
A juíza Euma Tourinho também destacou a condecoração recebida pelo TJRO ao ser classificado pela segunda vez na história com o “Selo Diamante”, a mais elevada honraria concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais que obtiveram os maiores índices de cumprimento das metas estipuladas pelo órgão. “Temos apenas três tribunais que receberam essa certificação. Atualmente são concedidos os selos: Prata, Ouro e Diamante. Brasília é uma unidade federativa cujo Tribunal de Justiça do Distrito Federal tem orçamento da União e então não enfrenta grandes problemas orçamentários. Roraima foi pontuado pela primeira vez com o selo Diamante e Rondônia foi premiado pela segunda vez. Isso significa que em nível quantitativo e qualitativo, somos muito eficientes”, comemora a juíza.
As ações desenvolvidas pela Ameron em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em âmbito nacional, as campanhas publicitárias de conscientização a sociedade como a que visa combater a violência doméstica e infantil na sociedade e a aproximação institucional da magistratura rondoniense com o Poder Legislativo Federal também foram assuntos que receberam destaques durante a participação da presidente da Ameron no programa virtual. Atualmente, a Ameron possui 191 associados entre ativos e inativos, dos quais 126 compõem o primeiro grau de jurisdição e 21 constituem o segundo grau.