
A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Fabíola Cristina Inocêncio, participou nesta sexta-feira (13) da inauguração da Galeria “A Primeira Mulher de Rondônia”, um espaço dedicado às pioneiras que marcaram a história do estado em diferentes áreas. A iniciativa foi idealizada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, e produzida pela Coordenadoria de Comunicação Institucional do TJRO.
A cerimônia aconteceu no edifício-sede do TJRO e reuniu diversas autoridades, entre elas representantes do Ministério Público e do Governo do Estado, além de algumas das homenageadas. A ação faz parte da programação da Semana da Mulher, promovida pelo TJRO e pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), e foi precedida pela palestra “Palavra é Poder”, ministrada pela atriz e escritora Elisa Lucinda.
A Galeria “A Primeira Mulher de Rondônia” destaca 21 personalidades femininas que abriram caminhos e conquistaram espaços inéditos na sociedade rondoniense. O objetivo é preservar a memória e reconhecer a contribuição dessas mulheres em áreas como Judiciário, Legislativo, executivo, segurança pública, educação, cultura e saúde.
A presidente da Ameron ressalta a importância de homenagear essas mulheres que foram pioneiras em suas funções. “Esta galeria é um marco na história de Rondônia. Ela resgata e valoriza a trajetória de mulheres que abriram caminhos e servem de inspiração para as futuras gerações. Estou honrada em prestigiar essa iniciativa e reconhecer o legado de tantas profissionais que fizeram a diferença em nosso estado”, afirma.