A presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza Euma Tourinho, visitou, nesta sexta-feira (1º), a Mostra Expositiva – 40 anos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Além da exposição, a Corte também realizou uma solenidade comemorativa na quinta-feira (31) para celebrar a data.
“São quatro décadas de uma história essencial para a democracia de nosso estado e do país. Por isso, parabenizo o presidente do TRE-RO, desembargador Paulo Kiyochi Mori; vice-presidente e corregedor, Miguel Monico Neto; demais membros da Corte Eleitoral; e servidores pela bela exposição e também pela data histórica”, comentou.
Durante a visita à mostra, a presidente da Ameron destacou a área que trata sobre o voto feminino. “Só passou a ser permitido oficialmente a partir do Código Eleitoral de 1932, me emociona esse ler sobre esse tema e poder imaginar e exaltar as mulheres guerreiras que lutaram pela conquista desse direito”, disse Euma Tourinho.
Solenidade
Uma sessão de homenagem foi realizada pelo TRE-RO. Na programação, uma leitura atenta da história da criação da Justiça Eleitoral no estado foi realizada durante a solenidade comemorativa, ocorrida no plenário do prédio-sede em Porto Velho, sob o comando do presidente do TRE, desembargador Paulo Kiyochi Mori.
História
Em 31 de março de 1981, sua trajetória começou a se destacar e, após instalado, o Tribunal iniciou suas atividades com apenas 13 servidores (todos requisitados de outros órgãos públicos dos Governos Federal e Estadual), sob o comando do primeiro presidente e do vice-presidente, desembargadores Darci Ferreira e Hélio Fonseca. Coube a estes pioneiros a exitosa realização da primeira eleição do Estado de Rondônia.
Após instalado, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia passou a funcionar nas dependências do Fórum Rui Barbosa, antigo Fórum Fouad Darwich, na Praça Mal. Rondon, Centro de Porto Velho. Em 1984 o Tribunal passou a atender na Avenida Prudente de Moraes, 2576, Centro, local que posteriormente foi ocupado pelas 2ª e 6ª Zonas Eleitorais. Em 1986 o tribunal mudou-se para a Avenida Gonçalves Dias, 145 – Centro. Em 1992 o aumento do quadro funcional levou o Tribunal a buscar novas instalações, transferindo se para Avenida Lauro Sodré, 1689 – Olaria. Porém, a sede atual (Av. Presidente Dutra, 1889) só teve sua construção iniciada em 1997 em um terreno cedido pelo Governo Federal.
No dia 1º de dezembro de 1999, o Desembargador Antônio Cândido de Oliveira, presidiu o ato inaugural da sede própria.
Evolução
O gigantesco salto dado pela Justiça Eleitoral de Rondônia, no decorrer destes 40 anos, deve-se ao trabalho sério empreendido pelos seus presidentes, membros da Corte e por todas as servidoras e servidores, efetivos e requisitados, que através de seu trabalho, como verdadeiros bandeirantes, ajudaram a construir e consolidar a democracia em nosso país.
Ascom Ameron com informações TRE-RO