O presidente do TJRO, desembargador Paulo Mori, participou, nesta semana, do 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizada na sede do Judiciário estadual pernambucano. O evento, que reúne os presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados brasileiros, do Distrito Federal e dos Territórios para debater o tema “Autonomia e independência administrativa e financeira do Poder Judiciário dos Estados”, teve início na quarta-feira (3) e encerrou nesta sexta-feira (5). Também participaram os magistrados: desembargador Álvaro Kalix e os juízes auxiliares: Rinaldo Forti e Guilherme Baldan.
A programação também contou com oficinas temáticas realizadas na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e apresentação do tema “Parcerias Interinstitucionais e Mudança do Modal de transportes no TJRO, Casos de Sucesso na Redução de Custos e Ganho de Eficiência”, ministrado pelos juizes Rinaldo Forte e Guilherme Baldan. A palestra de encerramento ficou a cargo do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
O presidente do TJRO destacou a importância do encontro para o aprimoramento do Judiciário Brasileiro, sobretudo pela oportunidade de troca frutífera de experiências entre os tribunais, que enfrentaram, cada um a seu modo, momentos muito adversos, sem deixar de produzir e entregar à população a prestação jurisdicional.